Faixas Exclusivas de Ônibus
A implantação de uma faixa exclusiva de ônibus é uma medida de ordenamento viário que tem por objetivo a priorização do transporte público por ônibus, de forma a otimizar a operação do sistema para reduzir o tempo dos deslocamentos diários de seus usuários. Através desta medida de ordenamento viário, objetiva-se incentivar o uso do transporte público coletivo, de forma a reduzir a dependência em relação ao uso do automóvel e, consequentemente, reduzir progressivamente os engarrafamentos diários, especialmente nos horários de pico nos principais eixos de estruturação da mobilidade da cidade.
Ao longo dos últimos anos, a Secretaria de Urbanismo e Mobilidade investiu na melhoria do deslocamento por ônibus em Niterói, seguindo as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana e Sustentável, lançado em 2019. Dentre as principais intervenções urbanas relacionadas a valorização do transporte público, destacam-se o Corredor Transoceânico BHLS, o Túnel Charitas-Cafubá e a Nova Marquês do Paraná, além da reestruturação da sinalização viária das avenidas Roberto Silveira e Quintino Bocaiúva, sendo as últimas inseridas no Cenário 2020 do PMUS.
Faixas exclusivas existentes
BHLS Transoceânica
Av. Quintino Bocaiúva
Av. Roberto Silveira
Rua Paulo Alves
Av. Marquês do Paraná
Av. Visconde do Rio Branco
Rua da Conceição
Rua Doutor Celestino
Av. Feliciano Sodré
São Lourenço (Ponto dos Cem Réis)
Alameda São Boaventura
Faixas exclusivas projetadas
Rua Benjamin Constant (Trechos Sul e Norte)
Av. Feliciano Sodré
Av. Jansen de Melo
Rua São Sebastião
Rua Paulo César
Av. Central Ewerton Xavier