Alargamento Av. Marquês do Paraná
- Status: Obra concluída
- Cenário PMUS: 2020
- Região: Praias da Baía
- Objetivos: Transportar, Caminhar e Pedalar
- População beneficiada: 95 mil pessoas
O Projeto de Requalificação Urbana e alargamento da Av. Marquês do Paraná, objetivou, essencialmente, promover o resgate de um espaço público historicamente degradado, com intenso e progressivo aumento na quantidade de veículos que passam pela via após a inauguração da ponte Rio- Niterói na década de 70.
Neste sentido, ao longo das décadas, a via tornou-se uma passagem praticamente obrigatória dos fluxos viários entre as regiões Oceânica, Pendotiba e Praias da Baía, com a Ponte e Centro de Niterói.
O projeto foi estruturado em função de uma nova redistribuição de espaços da via, priorizando o transporte ativo de pedestres e ciclistas. A ampliação de três para quatro faixas de rolamento nas duas pistas existentes resolveu dois gargalos viários históricos em ambos os sentidos, ao mesmo tempo que também priorizou o transporte público através da criação de faixas exclusivas para ônibus.
Por meio das desapropriações realizadas no sentido centro-bairros, foi possível a implantação de uma ciclovia bidirecional segura e segregada, conectando àquelas existentes nas Avenidas Roberto Silveira e Ernani do Amaral Peixoto, e um espaço público de qualidade na esquina da rua Dr. Celestino, proporcionando aos moradores uma nova praça que alterou significativamente a paisagem, tornando-se um novo local de permanência e vitalidade no centro de Niterói.
Ao longo de todo trecho, destaca-se o tratamento paisagístico diferenciado, seja pelos materiais de qualidade empregados, seja pela criação de um novo microclima urbano com o plantio de espécies nativas com floração sazonal e jardineiras variedade de forrações, o que contribuiu para um efetivo aumento da permeabilidade da via e impacto direto na drenagem pluvial da Marques.