COMAP Consultoria
A Consultoria Marketing Planejamento e Representações Ltda. (COMAP) é uma empresa de engenharia baseada em São Paulo que preza pela realidade dos fatos e pontua seus trabalhos com responsabilidade, transparência, logística aprimorada, tecnologia de ponta e métodos que viabilizam informações precisas para a tomada de decisão e/ou melhoria dos resultados.
Seus serviços envolvem as áreas de mobilidade urbana, infraestrutura, pesquisas e estudos de tráfego. A COMAP atuou juntamente com a Prefeitura de Niterói e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF)1 na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.
Durante os anos de parceria, foram realizadas pesquisas e estudos de tráfego abordando o transporte de passageiros e os deslocamentos não motorizados (a pé e bicicleta), motorizados individuais (moto e autos) e coletivo (ônibus, metrô, trem). Além disso, a COMAP atuou colaborando com levantamento de dados sobre as tendências de crescimento e ocupação do solo urbano.
Para realizarem a coleta de dados necessária através de pesquisas (origem e destino domiciliar e em vias e rodovias, contagens classificadas de veículos, velocidade e retardamento, embarque e desembarque em linhas de ônibus, pesquisas de opinião), foram realizadas audiências para levantar expectativas e necessidades das comunidades envolvidas, fomentados diagnósticos e prognósticos, elaboração, modelagem e simulação (MACRO e MICRO) dos sistemas de transporte, criados cenários de evolução, avaliação da sustentabilidade econômica e social, para então finalmente serem elaborados os planos de acompanhamento e controle das implantações.
1 Corporación Andina de Fomento
Banco de Desenvolvimento da América Latina
A Corporación Andina de Fomento (CAF), ou Banco de Desenvolvimento da América Latina, promove um modelo de desenvolvimento sustentável através de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio na estruturação técnica e financeira de projetos nos setores público e privado na América Latina.
Em 2015, foi assinado o convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e CAF no valor de US$ 400 mil não reembolsáveis para a realização de estudos básicos que subsidiarão o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável). Esse projeto contempla obras de infraestrutura; urbanização e de sustentabilidade ambiental, incluindo pavimentação das vias oceânicas; requalificação nas áreas do entorno da Transoceânica; sistema de controle semafórico; iluminação; projeto paisagístico; implantação de um parque na orla da Lagoa de Piratininga e de um plano de gestão para a Região Oceânica; além da construção de 57 km de malha cicloviária, 100 bicicletários abertos e 02 cobertos completos, cada um com capacidade para 200 bicicletas.
O convênio também inclui a criação de um modelo de gestão para o Parque Urbano ParNit (áreas protegidas de Niterói), um estudo comparativo para levantar as melhores práticas existentes em projetos de renaturalização de rios e plano estratégico para a bacia do Rio Jacaré, além de estudos básicos para o plano diretor de mobilidade urbana na Região Oceânica.
ITDP Brasil
A atuação do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) no Brasil se dá em duas escalas: no âmbito federal, de modo a contribuir para a implementação efetiva da Política Nacional da Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), e no âmbito municipal e/ou metropolitano, apoiando as cidades diretamente. Nossa atuação nacional é fruto de diversas parcerias com entes públicos e organizações da sociedade civil, tais como ANTP, UCB, IPEA, NTU e WRI Brasil.
A parceria do ITDP com Niterói começou em 2011, com um curso ministrado pelo então CEO do ITDP Walter Hook na Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2012, colaboramos na realização de um Seminário de Mobilidade Urbana no município. Em 2017, o ITDP Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU), realizou em 2017 uma pesquisa sobre o potencial de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) no entorno do corredor TransOceânica (que estava em fase de construção no período). O projeto contribuiu para a promoção do conceito de DOTS, por meio da definição de estratégias de desenvolvimento urbano ao longo do corredor, da capacitação da equipe técnica da secretaria no tema e da incorporação de seus princípios nas diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) do município.
DOTS é um conceito que promove um desenvolvimento urbano compacto, com mistura de usos do solo (residencial, comercial, serviços, lazer e outros) e densidade orientada pela oferta de estações e rotas de transporte público, principalmente de sistemas estruturantes. Quando aplicado, este conceito torna o acesso às atividades mais conveniente e inclusivo, com um ambiente adequado para modos ativos e para o uso do transporte público, devido à proximidade e variedade de atividades existentes no território.
Acesse aqui o documento referente ao relatório final da Avaliação do Potencial de DOTS no corredor de BHLS TransOceânica (Niterói-RJ)
‘Ruas Completas’, com o WRI Cidades Sustentáveis
Ruas Completas são ruas desenhadas para dar segurança e conforto a pessoas de todas as idades e usuários de todos os modos de transporte. O conceito tem como base distribuir o espaço de maneira mais democrática, beneficiando a todos. Não existe uma solução única de Rua Completa. Todas as melhores alternativas de desenho urbano podem ser incorporadas desde que respondam ao contexto local da área onde se localizam, reflitam a identidade da rua e as prioridades daquela comunidade.
Como não há um desenho único para as Ruas Completas, os benefícios também podem variar bastante. A tendência é que esse conceito traga alguns impactos básicos, comuns a todas as configurações, já que elas estimulam melhorias na igualdade, segurança, saúde, tornando os espaços urbanos mais compartilhados e vivos, com muitos benefícios indiretos. Com acesso a ruas mais completas, as pessoas se sentem seguras para adotar padrões de deslocamento mais sustentáveis e com menos impacto climático, como a bicicleta e a caminhada. Há ganhos relevantes de acessibilidade, crianças e idosos se relacionam melhor com a cidade e muitas áreas degradadas podem começar a ser revitalizadas a partir desse conceito de desenho urbano. O transporte coletivo também pode ter melhorias, seja na qualidade do acesso das pessoas até os pontos de parada, seja na operação, a partir de vias exclusivas, por exemplo.
A parceria entre a Prefeitura de Niterói e o WRI Brasil começou em 2017 e, desde então, diversos projetos realizados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade utilizam do conceito, como a Avenida Marquês do Paraná e a Avenida Visconde do Rio Branco, também conhecida como Orla Centro.
Acesse aqui a apresentação do projeto de Ruas Completas para a Orla Centro
Universidade Federal Fluminense
Desde 1960, a Universidade Federal Fluminense (UFF) é extremamente importante para o município de Niterói. A UFF figura entre as 15 melhores universidades da América Latina, segundo pesquisa publicada pelo "Webometrics Ranking of World Universities", o maior instituto público de pesquisas da Espanha, órgão ligado ao Ministério da Educação.
Em novembro de 2019, a Prefeitura de Niterói assinou o convênio no valor de R$ 30 milhões para um programa de apoio à pesquisa de base e à pesquisa aplicada que será desenvolvido pela UFF, em alinhamento com o planejamento estratégico do programa “Niterói Que Queremos” e com os objetivos para desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
A parceria inclui um curso de MBA em gestão e dezenas de outros cursos de curta duração para 2.500 servidores públicos municipais. “A UFF é estratégica para a cidade e a Prefeitura não vai faltar com a universidade neste momento tão desafiador”, destaca o prefeito Rodrigo Neves. “Estamos ampliando nossos acordos de cooperação, alinhando um grande plano de investimento que prevê R$ 30 milhões em pesquisa, produção de conhecimento e atividades de extensão em todas as áreas, incluindo: Saúde, Educação, Meio Ambiente e Defesa Civil, Cidadania e Direitos Humanos, Mobilidade Urbana, Turismo, Esporte, entre outros temas de extrema importância para o município. É uma parceria de mão dupla, na qual ganham a universidade e Niterói”. O reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega enfatizou que a universidade pode trazer para o município conhecimento e inovação.
‘Urban 95’, com a Bernard van Leer Foundation e o Instituto Cidades Sustentáveis
“Se você pudesse vivenciar uma cidade a partir de 95 cm – a altura de uma criança de 3 anos – o que mudaria?” Esta é a questão chave que a iniciativa Urban95 procura responder em nome dos bebês, crianças pequenas e cuidadores que raramente têm voz no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles, que precisam de ambientes seguros, onde serviços cruciais sejam facilmente acessíveis e interações responsivas com adultos sejam possíveis.
Um ambiente físico com natureza presente, que ofereça conforto e inspiração, promoverá a possibilidade de interação com outros e exploração do ambiente, fatores fundamentais para o desenvolvimento integral. A presença de crianças e famílias geralmente é uma boa medida da vitalidade e do dinamismo de uma cidade. Projetar cidades com crianças pequenas e cuidadores em mente – por exemplo, com espaços ao ar livre, na natureza, que encorajem movimentos, brincadeiras e interações sociais seguras – é uma preocupação crescente em todos os lugares.
A parceria entre a Prefeitura de Niterói, a Bernard van Leer Foundation e o Instituto Cidades Sustentáveis começou no ano de 2020, com diversos webinars e novos projetos e iniciativas já estão sendo pensados a partir dessa nova visão.