Corredor BHLS Transoceânico
- Status: Obra concluída
- Cenário PMUS: 2020
- Região: Oceânica
- Objetivos: Conectar e Transportar
- População beneficiada: 40 mil pessoas
O projeto consiste na implantação de corredor segregado exclusivo e estações abertas com arquitetura diferenciada para circulação do transporte público, com operação por ônibus modernos dotados de portas dos dois lados, flexibilizando desta forma o funcionamento do sistema.
O corredor qualifica urbanisticamente e estrutura o sistema de transporte público coletivo, reduz a emissão de poluentes, gera maior produtividade operacional e uma gestão mais eficiente. Desse modo, cerca de 125.000 viagens por mês terão redução estimada de 1% na distância de suas viagens e 1,8% no tempo. Portanto, desenvolve e qualifica as áreas do seu entorno e dá aos passageiros maior conforto, velocidade e segurança nas viagens.
A Fase I do Corredor está implantada desde abril de 2019 e compõe-se por três linhas operacionais: OC1, OC2 e OC3. Já a Fase II do projeto, com previsão de implantação em 2021, conta com três novas linhas operacionais, OC4, OC5 e OC6, e operação de ônibus elétricos (ou outras tecnologias de energia limpa) na frota de veículos, reduzindo assim a emissão de gases poluentes.