Premiação IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil)
O projeto da Nova Marquês do Paraná conquistou o prêmio da categoria Urbanismo e Paisagismo concedido anualmente pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Este prêmio coroa o resgate deste importante espaço público, colocando o urbanismo na agenda de desenvolvimento da cidade.
- 1° Lugar na categoria "Urbanismo e Paisagismo";
- Destaque para a ampliação das áreas caminháveis;
- Ampliação e promoção da arborização e das áreas verdes;
Prêmio Cidade Caminhável
O projeto da Nova Marquês do Paraná também conquistou o segundo lugar na premiação nacional promovida pelo ITDP Brasil e Walk 21 que consagra projetos e iniciativas realizadas por órgãos públicos em municípios brasileiros que tenham contribuído para a melhoria da caminhabilidade. O projeto é referência neste quesito, tendo adotado as melhores práticas nacionais e internacionais de acessibilidade.
Prêmio BAND "Cidades Excelentes"
Niterói conquistou por três anos consecutivos (2022-2024) a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes no pilar "Infraestrutura e Mobilidade Urbana" e o primeiro lugar na etapa nacional da mesma premiação em 2022. O objetivo do Prêmio Band Cidades Excelentes é reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos municípios brasileiros.
- Reconhecimento Nacional da Excelência em Gestão Urbana;
- Fortalecimento da atração de novos investimentos;
- Elevação da qualidade de vida da população;
WALK 21
Por dois anos consecutivos Niterói esteve representada na conferência internacional Walk 21, ocorridas em Dublin (Irlanda) na edição de 2022 e Kigali (Congo) em 2023. A cúpula global da caminhada celebra a importância da mobilidade ativa e de reimaginar um mundo mais sustentável. As renovações urbanas do Centro realizadas pelos projetos Orla Centro e Nova Marquês do Paraná são os destaques do evento que demonstram o compromisso que Niterói na adoção das melhores práticas nacionais e internacionais em urbanismo.
- Participação em duas edições consecutivas da conferência;
- Destaque para o resgate e requalificação de espaços públicos degradados;
WRI Ruas Completas
O projeto da Nova Marquês do Paraná também integrou a publicação "Ruas Completas no Brasil", relatório constituinte do Programa Ruas Completas, concebido e coordenado pelo WRI Brasil e pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Niterói integrou a Rede e contribuiu com um estudo de caso sobre a transformação da Avenida Marquês do Paraná em uma rua completa, com foco na melhoria da qualidade do espaço público e da mobilidade, priorizando pedestres, ciclistas e o transporte coletivo.
- Estudo de caso que destaca o projeto como referência nacional;
- Priorização da mobilidade ativa e melhoria do espaço público;
Assessoria GIZ
A Prefeitura de Niterói, por meio da SMU, foi selecionada pela GIZ, agencia federal alemã que atua com projetos de cooperação internacional e desenvolvimento sustentável, para participar do Programa EUROCLIMA+, que apoia 18 países latino-americanos na implementação de ações sustentáveis. Para isto, o município assinou um acordo de cooperação para o acompanhamento e avaliação do projeto de reurbanização das ruas Benjamin Constant e General Castrioto, ambas no Barreto, Zona Norte da cidade, objetivando a elaboração de um sistema nacional de avaliação de projetos urbanos junto ao Ministério das Cidades.
- Participação popular através da oficina;
- Diretrizes com foco no desenvolvimento sustentável;
INREDE
Desde 2022, Niterói integra a InREDE, Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, como membro fundador e aspirante a formação de um instituto de planejamento urbano no município, tendo inclusive sediado o III Encontro da Rede, que contou com a presença de gestores de diferentes regiões do Brasil. A participação ativa de Niterói fortalece e fomenta a articulação, integração e cooperação técnica junto a outros municípios e representa um importante novo marco para o desenvolvimento urbano integrado, sustentável e inclusivo.
- Cooperação com mais de 24 munícipios em 14 estados;
- Cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis;